No Poder Público, em todas as suas esferas, a redação de atos normativos, ofícios, despachos, comunicados, circulares, ordens de serviço, memorandos, pareceres, portarias, entre outros textos oficiais, obedecem formalidades especificas e padronização peculiar.
No intuito de elevar o nível de conhecimento técnico dos seus servidores, a Câmara Municipal de São Gonçalo está oferecendo uma palestra sobre REDAÇÃO OFICIAL. A preleção, que será realizada das 10h às 13h, do próximo dia 3 de março, no Plenário da Casa Legislativa, será ministrada pela Dra. Amanda Goulart dos Santos Dymacau e pela Dra. Rosângela Cristóvão Azevedo Santana, ambas advogadas e servidoras do quadro efetivo da Prefeitura local.
Durante a palestra, os participantes aprenderão sobre a necessidade de se adotar expressões corretas nos textos oficiais, facilitando a identificação e compreensão do conteúdo, assegurando, dessa forma, a clareza das comunicações internas e externas pertinentes ao poder público. A expectativa dos organizadores é que a partir dessas informações técnicas os servidores reconheçam as peculiaridades da redação oficial, aprendam a distinguir seus objetivos e passem a utilizar, corretamente, os termos específicos de linguagem e tratamento.
“O Poder Público possui variados tipos de linguagem e a aplicação gramatical correta nos textos oficiais se faz necessária. Essa palestra contribuirá de maneira relevante para que nossos servidores, efetivos e comissionados, absorvam esse conhecimento. Estamos iniciando uma nova legislatura, temos um novo quadro de funcionários na casa e acredito que essas relevantes informações irão elevar, ainda mais, o nível de qualidade do trabalho nos gabinetes dos vereadores e demais repartições do Poder Legislativo. Eu mesmo estou interessado em participar. Nunca é tarde para aprender. Saber nunca é demais”, afirmou o vereador Lecinho, presidente da Câmara Municipal.
As inscrições para a palestra educativa já estão abertas e os servidores interessados deverão comparecer à Procuradoria-Geral da Câmara Municipal até o dia 1 de março, dois dias antes do evento. A Procuradoria-Geral está localizada no 3º andar do Palácio 22 de Setembro.